Artigos Técnicos

9.   COMO SERGIPE PODE SE POSICIONAR NO CENÁRIO DO HIDROGÊNIO VERDE NO BRASIL?

Por Amanda Gonçalves, Marcos Sobral e Eduardo Prado, SergipeTec.

Fonte da imagem: https://www.mckinsey.com/business-functions/sustainability/our-insights/managing-the-net-zero-transition-actions-for-stakeholders
 
É sabido que, a região do Nordeste conta com um alto potencial para a geração de energia renovável, além de possuir portos em posição geográfica que favorece a logística de exportação para o mercado europeu e americano. Logo, Sergipe se destaca por estar em uma posição geográfica vantajosa para alcançar a Europa e a Costa Leste Norte-Americana. O Estado também se destaca devido os empreendimentos que funcionam no setor de energia e portuário, como o parque eólico, o Terminal Portuário Inácio Barbosa privado offshore e a usina termoelétrica do Porto de Sergipe I, maior usina da América Latina movida a gás natural. Dessa forma, será abordado um panorama histórico referente aos maiores empreendimento supracitados, bem como sugestões de ações e potenciais parcerias que Sergipe pode fortalecer e firmar para ser inserido na cadeia do hidrogênio verde.
Para mais informações, clique aqui.

8.  Mudança Climática: Um grande pesadelo e uma gigante oportunidade!

Por Eduardo Prado

Fonte da imagem: https://bit.ly/36ecald
A Mudança Climática (“Climate Change”) vai que exigir que controlemos as emissões dos gases efeito estufa (GEE) para manter a temperatura do planeta em 1,5º C até 2500.
A missão global é reduzir os GEEs pela metade até 2030, cair novamente pela metade até 2040 e ser “zerada” em 2050. Pelo andar da “carruagem” e, pela pressão das necessidades de energia pós-Covid e pela guerra recente da Ucrânia, a temperatura pode chegar até 3,2º C. Se isso acontecer, será a MORTE!
Pesadelo: se não fizermos isso várias tormentas se abaterão sobre as nossas cabeças.
Oportunidades: apesar do sofrimento dessa jornada teremos também muitas oportunidades em energia renovável, uso intensivo da tecnologia, uso maciço da inteligência artificial, novas formas de energia limpa, inovações disruptivas, novas startups, entre outras.
Para conhecer mais sobre o pesadelo e as grandes oportunidades associados à Mudança Climática acesse este artigo inédito aqui: clique aqui.

7.  Hidrogênio Verde – Conceitos, Usos e Legislação no Brasil

Por Amanda Gonçalves e Fernanda Rodrigues, SergipeTEC 

Fonte da imagem: https://bit.ly/36ecald
A descarbonização do planeta é um dos objetivos estipulados por países de todo o mundo até 2050. Para que isso aconteça é necessário um mundo diferente: mais acessível, eficiente, sustentável e movido por energias limpas. Nesse contexto, o hidrogênio aponta como uma prioridade na estratégia de energia e climática de diversos países, sobretudo, por viabilizar uma alternativa para setores de difíceis abatimento de emissões de carbono (hard-to-abate sectors). Nesse artigo, conheça um pouco mais sobre esse elemento químico que promete ser o combustível do futuro. Saiba como ele é produzido, como o Brasil está inserido nesse contexto, as normas e legislações pertinentes, as possibilidades de usos nas próximas décadas e quais são as perspectivas de o hidrogênio verde se tornar competitivo.
Para mais informações, clique aqui.

6. POR QUE O CEARÁ É LÍDER DO HIDROGÊNIO VERDE NO BRASIL?

Por Amanda Gonçalves e Fernanda Rodrigues, SergipeTEC 

Fonte da imagem: https://bit.ly/3qjtYlH
O uso do Hidrogênio Verde (H2V) como vetor energético tem sido uma boa promessa para a redução dos gases do efeito estufa. No Brasil, o Ceará tem se destacado como o Hub do H2V, devido aos acordos firmados pelo Governo do Estado em mais de 16 Memorandos de Entendimento (MoU). Dentre esses acordos é relevante mencionar a parceria com a Universidade Federal do Ceará, que realiza pesquisa sobre H2V há mais de 16 anos; e com o Complexo do Pecém, estruturado com a cadeia de produção, distribuição, armazenamento e transporte de H2V, além de possuir empreendimento para o consumo desse hidrogênio. Contudo, a implantação do H2V no Ceará torna-se favorável devido à sua posição geográfica, por possuir a única zona de processamento de exportação em operação no Brasil, dentre outros pontos positivos.
Para mais informações, Clique aqui.

5. Energia Solar em Sergipe: Uma análise dos dados do Estado.

Por Marcos Sobral 

Maior usina solar do estado de Sergipe, usina de aproximadamente 1MW do Grupo Sergipe de Comunicação.

Fonte: https://redeglobo.globo.com/se/tvsergipe/noticia/tv-sergipe-inaugura-a-maior-usina-de-energia-solar-do-estado.ghtml

O Artigo Energia Solar em Sergipe: Uma análise dos dados do Estado, apresenta uma estratificação dos dados das instalações de energia solar no Estado de Sergipe.

O artigo apresenta uma breve introdução sobre energia solar, e depois aprofunda na análise dos dados disponibilizados pela ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica) e pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica).

O artigo foi escrito pelo Gestor de P&D e Energia do SergipeTec, o Engenheiro Eletricista Marcos Sobral.

Para mais informações, clique aqui.

4. O Nitrogênio e a importância da sua fixação no solo

Por Samia Maciel 

Fonte: Rodak, 2021
O artigo aborda sobre a essencialidade do nitrogênio a vida humana e a importância da fixação biológica do nitrogênio nos solos através de bactérias para minimizar o uso de fertilizantes e, consequentemente, promover a sustentabilidade na agricultura e, ainda, gerar economia  com a redução dos custos com fertilizantes.
Para mais informações, clique aqui

3. NEREES

Núcleo de Energias Renováveis e Eficiência Energética de Sergipe

Por Marcos Sobral 

Fonte: www.sergipetec.org.br
O artigo visa apresentar o Núcleo de Energias Renováveis e Eficiência Energética de Sergipe – NEREES, instalado no SergipeTec. Abordando sobre a sua história, infraestrutura e áreas de atuação. O NEREES, proporciona impactos positivos para ciência e tecnologia do estado, atendendo as demandas da comunidade científica e do mercado através das suas soluções inovadoras e serviços. Para tal, conta com uma infraestrutura que atende diversas áreas na temática de Energia Renováveis.
Para conhecer sobre o Nerees:  clique aqui

2. Hidrogênio Verde

A energia do futuro Cenário e oportunidades

Por Samia Maciel 

Fonte: ISTOCK, 2021
A produção de hidrogênio verde (H2V), também conhecido como hidrogênio renovável, tem sido apontada como uma das alternativas possíveis em busca da descarbonizarão das fontes de energia nos próximos anos. O hidrogênio apresenta três vezes mais energia que a gasolina comum e, ainda, é uma fonte de energia limpa uma vez que só libera água na forma de vapor e não produz dióxido de carbono (CO2).Conheça mais aqui sobre Hidrogênio Verde e seu uso nesse material da gigante espanhola Iberdrola.
 Ler mais:  clique aqui

1. A oportunidade do Atlas Eólico de Sergipe

Por Marcos Sobral 

Fonte: https://www.se.gov.br/noticias/Governo/potencial-energetico-de-sergipe-atrai-grandes-empreendimentos
As Mudanças Climáticas já estão afetando a vida de todos, as manchetes recentes relacionadas ao clima extremo estão acontecendo no mundo todo. No Brasil, ainda em 2021, já é um ano marcado por eventos extremos do clima, recordes de temperatura (42ºC em Cuiabá e – 5ºC na serra catarinense) e a grave seca no Centro-Oeste e Sudeste.
Segundo o relatório do IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas), o sexto relatório do Grupo de Trabalho I, mostra que o mundo provavelmente atingirá ou excederá 1,5 °C de aquecimento nas próximas duas décadas – mais cedo do que em avaliações anteriores. Como consequência das mudanças climáticas, o Brasil está enfrentando a pior crise hídrica em 91 anos de monitoramento das bacias hidrográficas do país.
Ler mais:  clique aqui

Última atualização: 3 de setembro de 2024 10:19.

Pular para o conteúdo