SergipeTec inaugura a segunda etapa da Usina solar Fotovoltaica

A obra será responsável por captar a luz do sol e transformá-la em energia elétrica para a unidade do parque tecnológico e outras empresas.


O Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec), inaugurou na última quinta-feira, 27, a segunda etapa da Usina Solar Fotovoltaica. A estrutura, denominada Carport Solar, está instalada no estacionamento do parque, em uma área de aproximadamente 930 m² e será responsável por captar a luz do sol e transformá-la em energia elétrica para a unidade do parque tecnológico e para outras empresas.

A Usina Solar Fotovoltaica representa um marco para a autossuficiência do SergipeTec, que fortalece a promoção da sustentabilidade e inovação no Estado de Sergipe. A Potência Total do Carport Solar corresponde a 267,4 kWp. Esta expansão aumentará significativamente a geração de energia proporcionando ainda mais eficiência energética ao complexo.

Devido ao sucesso da primeira fase, o projeto expandiu a capacidade solar instalada. Segundo Marcos Sobral, Gestor de Energias Renováveis, são 17 carports solares , oferecendo cobertura para 34 vagas de carros. “Os Módulos Fotovoltaicos somam 255 painéis de 575Wp cada, e os Microinversores possuem 64 unidades de 2 kWp”, ressalta.
O modelo foi construído pela empresa Futura Climatização e Energia Solar Renovável com recursos oriundos do contrato de gestão. O valor da obra correspondente à segunda etapa é de R$ 697.961,00. De acordo com Áureo Oliveira, Engenheiro Eletricista do grupo Futura, a usina é de grande porte com a tecnologia de microinversor, sendo assim os benefícios são valiosos.
Áureo Oliveira destaca ainda que “a usina vai gerar energia equivalente a 168 residências, proporcionando grande economia para o parque e com essa economia podemos evoluir e investir mais”. Conforme Graziela Oliveira, Analista de Energias Renováveis, o Sergipetec tem esse interesse, essa preocupação com o investimento dessas energias limpas, ao mesmo tempo pensando no meio ambiente e na economia para o SergipeTec.
Segundo o senador Laércio Oliveira, Sergipe não pode ficar de fora desse berço de tecnologia e conhecimento. “Temos um compromisso enorme em fazer acontecer as coisas em favor do Estado, e esse empreendimento solar vai gerar grande economia para o parque”, acrescenta. O diretor presidente do SergipeTec, José Augusto de Carvalho, declarou que essa segunda fase vai gerar 80% da energia do parque. “É um grande marco tanto para o parque como para o Estado de Sergipe”, conclui.

Carport Solar
O Carport Solar é um abrigo de veículos que, em sua cobertura, não possui telhas ou outro tipo de telhado convencional, mas, sim, módulos fotovoltaicos que captam energia solar. Assim, ao mesmo tempo em que protege os veículos do sol, esse tipo de estacionamento produz eletricidade por meio de painéis solares.

Os carports aproveitam muito melhor a área que seria destinada a um estacionamento comum ao também servir para gerar energia solar fotovoltaica, que, além de propiciar uma grande economia financeira, reduz as emissões de dióxido de carbono. Entre os benefícios da usina modelo carport solar está a proteção dos veículos contra danos causados pela exposição ao sol e à chuva.

Esses painéis captam a luz do sol e convertem a energia solar em energia elétrica, a qual pode suprir a demanda instantânea do usuário ou ser inserida na rede elétrica, caso a geração ultrapasse o consumo, gerando créditos energéticos que, depois, são utilizados para abater valores na conta de luz.

Última atualização: 28 de março de 2025 11:21.

Ir para o conteúdo