Os estudantes vencedores do programa Inovar-SE, uma parceria do Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec), Banese e Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem), viajaram no dia 4 de fevereiro para conhecer o Porto Digital, em Recife, Pernambuco. A viagem faz parte da premiação dos projetos vencedores que, além de receberem o valor de R$ 10 mil, tiveram direito a transporte, hospedagem e alimentação.



O programa Inovar-SE, é um projeto de incentivo à startups desenvolvido por alunos de escolas públicas estaduais com curso de formação básica na área de TI. Eles receberam aulas de noções básicas de GIT e GITHUB, Python, Java, HTML e CSS, MOBILE e Arduíno (Robótica), além de cursos na área de gestão. Os projetos vencedores foram: Lia, Tour Izzy, Fila Pet, Arandu Games e Baymk.
O Porto Digital de Recife é um dos principais parques tecnológicos e ambientes de inovação do Brasil e é um dos representantes da nova economia do Estado de Pernambuco. Sua atuação se dá nos eixos de software e serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e Economia Criativa (EC), com ênfase nos segmentos de games, cine-vídeo, animação, música, fotografia e design, além de tecnologias urbanas como área estratégica.
Por lá, os estudantes sergipanos do Centro Vocacional Tecnológico do SergipeTec (CVT), puderam conhecer toda a estrutura do porto digital. Segundo o gestor de Projetos, Vitor Vaz, tratou-se de uma viagem para mostrar aos alunos do Inovar-SE um dos principais centros tecnológicos do país. “Lá, os alunos tiveram a oportunidade de visitar a Sede do Porto Digital, conhecer sua história e legado na capacitação de pessoas para o mercado de tecnologia e as oportunidades para o desenvolvimento de StartUps”, conclui.
Projetos vencedores
LIA: solução que auxilia pessoas a entenderem e se comunicarem com Surdos, através do app que capta os movimentos realizados em libras e traduz para quem não entende.
TOUR IZZY: solução para auxiliar pessoas que estão fazendo turismo, aproximando de opções de lazer, hospedagem, guias de turismo, gastronomia etc.
FILA PET: solução com reciclagem de garrafas Pet para gerar filamento, tornando-se matéria prima para utilização em impressoras 3D e produção de diversos artefatos.
ARANDU GAMES – MARIA: AS RAÍZES DE SERGIPE: jogo de educação sobre cultura local. Mostra através dos cenários e de etapas, conhecimento sobre regiões históricas do estado, com objetivo de fortalecer a identidade e preservação cultural sergipanos.
BAYMK: solução de monitoramento de umidade em solos de plantações com um sistema de irrigação que pode ser programado ou acionado através da aplicação.