Diretoria do SergipeTec participa da inauguração de Unidade de Produção de Hidrocarbonetos Renováveis em Foz do Iguaçu

O evento foi realizado pelo Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás) e a Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável

O presidente do Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec), José Augusto Pereira de Carvalho, e o diretor técnico Anizio Torres participaram, na última segunda-feira, 17, da inauguração da Unidade de Produção de Hidrocarbonetos Renováveis. A cerimônia ocorreu no Parque Tecnológico Itaipu, em Foz do Iguaçu, no Paraná, e foi conduzida pelo ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.

Instalada nas dependências da Itaipu, a primeira planta piloto do Brasil possui como objetivo a produção de petróleo sintético a partir do biogás, com foco na produção de combustível sustentável de aviação. O evento foi realizado pelo Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás) e a Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável.

A iniciativa possui investimento de 1,8 milhão de euros do governo alemão, especificamente do Ministério Federal da Cooperação Econômica e Desenvolvimento da Alemanha (BMZ). A Unidade de Produção de Hidrocarbonetos Renováveis, instalada nas dependências da Itaipu Binacional vai produzir 6kg/dia de bio-syncrude – uma mistura de hidrocarbonetos sintetizada a partir de biogás e hidrogênio verde.

O projeto é fruto da parceria entre a Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável, o Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás), a Universidade Federal do Paraná (UFPR), a Fundação Araucária, o Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e a Itaipu Binacional.

O presidente do Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec), José Augusto Pereira de Carvalho, afirmou que a unidade tem como meta a produção e utilização de combustíveis alternativos, principalmente o bioquerosene para aviação, o que contribuirá para um maior desenvolvimento para o setor. Já o diretor técnico Anízio Torres destacou que os hidrocarbonetos são fundamentais para a industria e tem uma ampla gama de aplicações em diferentes áreas, como energia, transporte, plásticos, medicamentos e muito mais.

O senador Laércio Oliveira, que também participou da inauguração da Unidade de Produção de Hidrocarbonetos Renováveis, avaliou a iniciativa como um importante passo no sentido de transição energética e sustentabilidade para o Brasil.

Última atualização: 19 de junho de 2024 10:05.

Acessar o conteúdo