
Nos dias 12 e 13 de dezembro, a incubadora de empresas do Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec) promoveu o I Workshop ‘1,2,3, Startup!’, que contou com duas oficinas de ideação de negócios e reuniu 26 alunos. O evento teve como objetivo atrair jovens e adultos que possuem uma ideia de negócio, mas não sabem como começar a desenvolvê-lo, para iniciar o contato com o mundo do empreendedorismo inovador por meio de técnicas simples e objetivas de ideação.
Com uma abordagem prática e interativa, os participantes aprenderam a modelar um negócio a partir de uma ideia durante a oficina de Business Model Canvas. A técnica envolve uma tela de modelo de negócios a ser preenchida em brainstorming com o time, que pensará em aspectos como proposta de valor, segmento de clientes, fontes de receita, dentre outros.
Já na Oficina de Pitch, os times aprenderam a apresentar as ideias de negócios para potenciais investidores e clientes. Aspectos como objetividade, clareza e atratividade, fundamentais em uma apresentação de curta duração, foram alguns dos aspectos trabalhados.
“A gente montou aqui no setor de Inovação uma trilha para quem quer empreender nesse mundo de inovação, de startup. Essa trilha começa com o Business Model Canvas, que é um framework de estrutura de negócio na proposta de valor, tipo de cliente, quanto custa, como ganhar dinheiro”, explicou o facilitador do Workshop, Marcio Melo. De acordo com ele, por meio da oficina de Pitch foi idealizada a estrutura de negócio, com a proposta de valor, tipo de cliente, custo e lucro.
O estudante Pedro Vinicius Cardoso foi um dos participantes do evento. Ele contou que teve uma experiência prévia sobre o assunto por meio do programa Inovar-SE, parceria do Banco do Estado de Sergipe (Banese) com o SergipeTec, também orientado pelo professor Marcio Melo. “Já aprendi um pouco sobre e estou aprofundando esse conhecimento. A minha intenção é captar mais informações do que eu posso realizar com o meu projeto”, apontou.
Outra participante do workshop foi a estudante Emyle Franklin, que relatou que pretende amadurecer algumas ideias que já possui em mente para, no futuro, prestar consultoria na área da saúde. “Com essa ideia, percebi que posso otimizar e humanizar o atendimento, além de fazer conexão entre empresa e funcionários, incluindo capacitação e inovação”, declarou.
Segundo a analista de Inovação do SergipeTec, Thyara Figueredo França Merlo, a oficina de ideação teve como principal finalidade estimular o pensamento inovador nos participantes. “A inovação é do agora para o amanhã. Aqui a gente está atento aos aspectos fundamentais do negócio, pensando em características bem basilares, que sejam capazes de entregar valor”, pontua.
O que é startup
Startup é uma empresa emergente e recém-criada, ainda em fase de desenvolvimento, que tem como objetivo principal desenvolver ou aprimorar um modelo de negócio, preferencialmente escalável, disruptivo e repetível. Uma Startup é comumente relacionada à tecnologia, mas pode aparecer em vários setores.