Entre os temas abordados estiveram aspectos ambientais, socioeconômicos, de saúde e segurança, técnicos, custos, logística e gerenciamento de resíduos, pilares fundamentais para a definição de práticas responsáveis e eficientes
Na tarde desta terça-feira, 2 de dezembro, o Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec) sediou o Workshop de Descomissionamento Offshore, uma iniciativa do Grupo de Pesquisa DESCOMSUB, que reuniu profissionais, pesquisadores e instituições que atuam direta e indiretamente com projetos de descomissionamento de instalações de produção offshore de óleo e gás.
O encontro teve como propósito principal discutir e priorizar critérios essenciais para apoiar processos de tomada de decisão em operações de descomissionamento, uma etapa estratégica e cada vez mais relevante para o setor de energia. Entre os temas abordados estiveram aspectos ambientais, socioeconômicos, de saúde e segurança, técnicos, custos, logística e gerenciamento de resíduos, pilares fundamentais para a definição de práticas responsáveis e eficientes.
Participantes de diferentes áreas do conhecimento contribuíram com análises, experiências e perspectivas, debatendo alternativas para o descomissionamento de sistemas submarinos no estado de Sergipe. As discussões foram conduzidas com base nos estudos e metodologias já desenvolvidos pelo DESCOMSUB, fortalecendo o diálogo técnico-científico em torno do tema.
O workshop contou com a presença de Laurelena Palhano (COPPE/UFRJ) e Eduardo Infante (COPPE/UFRJ), que conduziu a dinâmica do encontro, promovendo um ambiente colaborativo, participativo e altamente produtivo para a construção coletiva de conhecimento.
Os resultados e insights gerados ao longo do workshop serão organizados e posteriormente compartilhados com os participantes, contribuindo para o aprimoramento de práticas mais sustentáveis, seguras e alinhadas às demandas atuais do setor energético.








