CIBiogás foi a instituição responsável pela execução técnica do levantamento
Durante a 4ª edição do Sergipe Oil & Gas, o Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec) e a Sergipe Gás S/A (Sergas) apresentaram o Estudo de Mercado de Biometano em Sergipe, elaborado pela CIBiogás. A apresentação técnica foi conduzida por Rafaela Carnevale, representante da instituição, na última sexta-feira, 25 de julho, na Sessão Técnica, na Arena Inovação.
A iniciativa é fruto da articulação entre o SergipeTec e a Sergas, que buscaram, junto ao CIBiogás, a realização de um levantamento técnico aprofundado sobre o potencial de produção e uso do biometano no estado. O estudo identifica fontes viáveis, estimativas de demanda, oportunidades de investimento e os desafios para o desenvolvimento da cadeia do biometano em Sergipe.
Durante sua explanação, Rafaela Carnevale, do CIBiogás, reforçou o cenário promissor para o desenvolvimento da fonte. “O estudo mostra que Sergipe possui condições favoráveis para o desenvolvimento da cadeia do biometano, com oportunidades reais de mercado, geração de renda e benefícios ambientais. Essa iniciativa é essencial para que o estado avance na agenda da sustentabilidade energética”.
O diretor-presidente do SergipeTec, Anizio Torres, destacou o papel do Parque como articulador de soluções tecnológicas voltadas à sustentabilidade. “Nosso papel como Parque Tecnológico é conectar ciência, tecnologia e mercado. Ao unir esforços com a Sergas e o CIBiogás, oferecemos ao estado um diagnóstico estratégico que pode orientar políticas públicas e atrair investimentos em energia limpa.”
Para o diretor-presidente da Sergas, Alan Lemos, o estudo contribui para os avanços na diversificação da matriz energética. “A Sergas está empenhada em construir soluções energéticas cada vez mais sustentáveis. O biometano representa uma alternativa viável, limpa e alinhada com o futuro da transição energética. Este estudo nos fornece uma base concreta para atuação e tomada de decisões.”
A apresentação integra as ações do Núcleo de Energias Renováveis e Eficiência Energética (NERES) do SergipeTec, e está alinhada às diretrizes do Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), no fomento à inovação e à sustentabilidade.
O Sergipe Oil & Gas é o principal evento do setor no estado, promovendo o encontro entre iniciativa privada, governo, academia e sociedade para discutir tendências, oportunidades e soluções para o futuro da energia.
Painel de Biometano
Com o avanço da transição energética no Brasil, o biometano tem se destacado como uma alternativa limpa e eficiente para diversificar a matriz energética. Produzido a partir da purificação do biogás — gerado por resíduos orgânicos como os de aterros, agroindústrias e esgoto —, o biometano pode substituir o gás natural em setores como transporte, indústria e saneamento.
Sergipe tem grande potencial para produzir biometano, já que conta com diversas fontes geradoras de resíduos, especialmente no agronegócio e na indústria. Aproveitar esses resíduos significa gerar energia limpa, movimentar a economia local e criar empregos verdes, contribuindo também com os compromissos ambientais do país.
Para mapear esse cenário, o CIBiogás, em parceria com o SergipeTec e a Sergas, realizou um estudo de mercado sobre o biometano em Sergipe. O resultado foi um painel interativo, que mostra o potencial do estado por município, setor econômico, porte das empresas e tipos de resíduos com capacidade de gerar energia.