Entre mais de 1.600 trabalhos avaliados um reconhecimento que destaca a relevância científica, técnica e ambiental do projeto
As colaboradoras do SergipeTec, Adrielle Silva, Iasmim Tavares e Mayara Santos, representaram a instituição na 48ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química (SBQ), realizada de 8 a 11 de junho de 2025, em Campinas (SP). Considerado o maior evento de Química da América Latina, o encontro reuniu pesquisadores, estudantes e profissionais de diversas regiões do país.
Durante o evento, foram apresentados resultados do projeto de pesquisa voltado à produção de hidrogênio de baixo carbono por meio da biodigestão anaeróbica de resíduos agroindustriais, uma linha estratégica que promove soluções sustentáveis para a matriz energética. A iniciativa é coordenada pela pesquisadora Samia Maciel, através do Governo do Estado, com apoio financeiro essencial da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec) e da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica de Sergipe (Fapitec).
Um dos trabalhos apresentados, intitulado “Application of ESP32 in Hydrogen Monitoring of Vinasse Anaerobic Digestion for Sustainable Process Optimization” (Aplicação do ESP32 no Monitoramento de Hidrogênio na Digestão Anaeróbia de Vinhaça para Otimização Sustentável de Processos), foi premiado como melhor projeto da sessão de ambiental, entre mais de 1.600 trabalhos avaliados um reconhecimento que destaca a relevância científica, técnica e ambiental do projeto.
Esse resultado reforça o papel do SergipeTec como protagonista na promoção da ciência aplicada, da inovação tecnológica e do desenvolvimento sustentável em Sergipe. A conquista também é fruto do compromisso da Sedetec e da Fapitec em fomentar iniciativas que ampliem o conhecimento e a capacidade de inovação no estado.
Além da participação no evento, as colaboradoras do SergipeTec realizaram uma visita técnica ao Laboratório de Genômica e Bioenergia (LGE) da Unicamp, coordenado pelo professor Dr. Gonçalo Pereira, referência em pesquisas voltadas à biotecnologia. A visita representa um passo importante para a consolidação de uma futura parceria entre o SergipeTec e a Unicamp, abrindo portas para novas colaborações em ciência, tecnologia e inovação.