A cerimônia de entrega acontecerá até o dia 5 de novembro de 2025, em Brasília, com todas as despesas custeadas. As vencedoras receberão uma medalha de reconhecimento e o prêmio de R$ 6 mil cada
O SergipeTec teve dois projetos aprovados no Edital nº 05 CETENE/2023 do Programa Futuras Cientistas, iniciativa criada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e coordenada pelo Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene). O programa tem como missão estimular a participação feminina em ciência, tecnologia e inovação, ampliando a presença de mulheres nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM).
Entre as propostas selecionadas, destaque para o projeto “Noções Básicas sobre o Tratamento de Água e Efluentes”, tutorado pela pesquisadora Amanda de Azevedo Gonçalves e realizado em janeiro de 2024. A iniciativa promoveu atividades teóricas e práticas em laboratório, apresentando técnicas de tratamento de água e efluentes, com o objetivo de conscientizar, despertar o senso crítico e fortalecer a formação científica de alunas e professoras da rede pública estadual de Aracaju.
Entre as participantes estavam a aluna Juliana Sousa Vieira e a professora Joyce de Souza Ferreira, que se inscreveram no processo seletivo do Prêmio CAPES Futuras Cientistas, pelo Edital Conjunto nº 3/2025 – CAPES/CETENE. A seleção buscava valorizar e dar visibilidade a estudantes e docentes da rede pública em experiências de desenvolvimento científico.
Após análise nacional das inscrições enviadas de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal, Juliana Vieira e Joyce Ferreira foram premiadas, representando com orgulho o estado de Sergipe. A cerimônia de entrega acontecerá até o dia 5 de novembro de 2025, em Brasília, com todas as despesas custeadas. As vencedoras receberão uma medalha de reconhecimento e o prêmio de R$ 6 mil cada.
Para participar, cada candidata precisou enviar uma carta relatando sua experiência no curso “Noções Básicas sobre o Tratamento de Água e Efluentes”. No caso da aluna, também era exigido o comprovante de matrícula em universidade pública. O SergipeTec recebeu com entusiasmo a notícia de que Juliana Sousa Vieira ingressou no curso de Engenharia Civil da Universidade Federal de Sergipe (UFS), mostrando na prática como o programa inspira trajetórias acadêmicas e profissionais.
A professora Joyce Ferreira destacou a relevância da iniciativa para a formação de futuras cientistas. “Participar do Programa Futuras Cientistas foi transformador. Pude viver a ciência de forma aplicada e ao lado das alunas, aprendemos juntas. Ser reconhecida nacionalmente é uma conquista que compartilho com todas as mulheres que sonham em trilhar caminhos na ciência.”
Já a aluna Juliana Vieira ressaltou o impacto do projeto em sua escolha de carreira. “Esse projeto despertou ainda mais meu interesse pela área das exatas e foi um incentivo para ingressar no curso de Engenharia Civil. Receber esse prêmio é a prova de que as mulheres têm espaço e potencial para transformar o futuro por meio da ciência.”
Para a pesquisadora e tutora do projeto, Amanda de Azevedo Gonçalves, a premiação reflete o impacto positivo do programa.“Ver uma aluna e uma professora que participaram das atividades sendo reconhecidas nacionalmente é uma grande conquista. Esse é o resultado de um trabalho colaborativo que visa inspirar, formar e dar visibilidade às mulheres na ciência.”
Com iniciativas como essa, o SergipeTec reafirma seu compromisso em construir um ecossistema mais inclusivo, diverso e inovador, incentivando cada vez mais mulheres a protagonizarem a ciência e a tecnologia em Sergipe e em todo o Brasil.