A palavra “Inovação” tem diversos conceitos ao longo da história e suas referências. No Sergipetec ela está relacionada à mudança ou melhoria contínua, seja de processo, produto ou serviço.
É a base para gerarmos cada vez mais valor interno e externo, contribuindo com o nosso papel de desenvolvimento do ecossistema de empreendedorismo e inovação do estado de Sergipe.
O principal projeto em desenvolvimento atualmente é a criação de um novo modelo de atuação da Incubadora, que envolve programas de acompanhamento dos empreendimentos sistematizados e de qualidade; uma infraestrutura enxuta e acessível; um ambiente compartilhado que estimule a interação entre os empreendedores e de baixo custo de permanência.
Realizado com recursos próprios do Sergipetec e do Contrato de Gestão com o Governo do Estado de Sergipe, o programa envolve ainda a realização de eventos como palestras, bootcamps e hackathons, que compõem os esforços para sensibilizar a sociedade para a importância do empreendedorismo, bem como para incentivar o desenvolvimento do comportamento empreendedor e da cultura de inovação.
Para contribuir com esse papel, a Área de Inovação do Sergipetec atua estimulando o empreendedorismo inovador por meio dos programas de pré-incubação e incubação; a realização de ações de sensibilização como workshops, treinamentos, cursos, palestras; eventos de atração de empreendedores, como bootcamps e hackathons; o estímulo à residência de empresas no Parque; a disseminação da cultura de inovação dentro das empresas; e a conexão entre instituições e parceiros do ecossistema de inovação, visando a realização de ações em conjunto.
Também atua de maneira transversal, apoiando elaboração de projetos para as demais áreas do SergipeTec, ações e eventos como hackathons, bootcamps, challenges, bem como atividades de consultoria e assessoria para outras empresas e instituições.
Não importa em que fase o negócio está. Seja ainda uma ideia, ou uma empresa constituída, há espaço para ela crescer no SergipeTec. Startups e negócios inovadores das áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação, Biotecnologia, Agronegócio, Finanças, Energia, Saúde e Governamental, são bem-vindas aos programas de pré-incubação, incubação e residência. Todos eles são divulgados por meio de Editais.