
Levando em conta o período de pandemia do Novo Coronavírus, o Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec), através da sua equipe de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), desenvolveu o Portal “Estude em Casa”, que ampliou o acesso ao material de ensino online para estudantes e professores da Rede Pública Estadual de Ensino de Sergipe. Um novo serviço integrante do projeto de TIC da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), o portal já está em funcionamento e tem contribuído com a continuidade de realização de aulas (online), do acesso às disciplinas escolares, e da interação entre estudantes e professores.
Desenvolvido em cinco dias, o Portal contou com a participação de diversas equipes, em seu processo de criação. A parte pedagógica ficou por conta do Departamento de Educação, cujos professores contribuem com a criação de vídeoaulas com conteúdos direcionados para cada turma. O design e toda a parte visual foram entregues pela Assessoria de Comunicação. E a parte técnica ficou com o núcleo de tecnologia do SergipeTec.
*Surpreendido com a qualidade, agilidade e eficiência do trabalho, o presidente do SergipeTec, Brenno Barreto, agradeceu o empenho de toda a equipe. “Parabenizamos a todos que participaram da criação e desenvolvimento deste portal, cujo intuito é de minimizar os prejuízos para os alunos da rede pública estadual de ensino, nesse período tão desafiador”, frisa.
“Foi um trabalho em tempo recorde, no qual todas as equipes desempenharam o seu papel, no intuito de disponibilizar todo o conteúdo para os estudantes, nesse momento em que todos estão em período de isolamento social em suas casas”, lembra o diretor da coordenadoria de informática, Alexandre Veras.
Sobre o portal
Ao acessar o Portal, o aluno encontrará as abas: Educação Infantil, Educação Profissional, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Preuni e Educação Inclusiva. Ao clicar, o estudante poderá se dedicar às suas matérias e realizar as atividades a serem anexadas.
Já os professores podem contar com o apoio da Conecta Escola Digital para, frequentemente, buscar tecnologias educacionais que possam auxiliar os estudantes no andamento das atividades. Os pais também têm duas abas específicas com dicas e orientações.