
Na quarta-feira, 14 de dezembro, a Fundação Aperipê de Sergipe (Fundap) lançou diversos produtos, além da nova logomarca, a qual representará os três veículos que fazem parte dela, as rádios AM e FM, e a TV. Na mesma oportunidade, foram lançados ainda a nova programação, o novo site, o novo aplicativo para dispositivos móveis e o novo telejornal.
O diretor presidente da Fundap, Givaldo Ricardo, comandou todo processo de mudanças e fez os anúncios das novidades. “O que nós estamos lançando aqui são novos produtos que procuram aumentar a interação entre as três emissoras da Fundação com o público. Esses novos elementos são exigências do mundo atual, de você ter acesso à programação através de sites e aplicativos, com uma comunicação visual mais arrojada e moderna, vinhetas com a pegada mais jovem, ou seja, tudo buscando atender a modernidade e a digitalização demandadas atualmente”, explicou.
Para o diretor administrativo e financeiro, Wallace Barreto Carvalho, essas mudanças acompanham as diversas inovações que foram implementadas na Aperipê durante todos os anos de existência. “A Fundação sempre buscou estar atualizada e esse evento de hoje é mais um passo nesse sentido, de reforço da marca que é sinônimo de qualidade e de representatividade da nossa terra”, reforçou.

Tecnologia – “A Fundação Aperipê está de parabéns por mais iniciativa! Ela, que é um importante instrumento de comunicação entre o Governo do Estado e a sociedade, e a única pública em Sergipe [filiada à TV Brasil], comprova, mais uma vez, que está antenada e, dentro das suas possibilidades, acompanhando a evolução mundial, principalmente, nos aspectos comunicacionais e tecnológicos. Nós do Sergipe Parque Tecnológico, enquanto agentes ativos da Inovação e Tecnológicos, ficamos muito felizes de prestigiar momentos como este, que visam, prioritariamente, modernizar o sistema comunicacional [visual e sonoro] e também facilitar e ampliar o acesso da sociedade brasileira aos seus produtos e marcas, por meio do site e do aplicativo da Aperipê”, enfatizou Manoel Hora, presidente do SergipeTec.
Comunicação – Representando o governador do Estado, Jackson Barreto durante a solenidade, o secretário de Estado da Comunicação, Sales Neto disse que todas essas mudanças vão enriquecer a Fundação de uma forma muito positiva. “O Governo do Estado se sente muito feliz quando vê esse tipo de trabalho gerar bons frutos. Nós sabemos que não é fácil, principalmente em um momento de muitas dificuldades como esse, com recursos muito escassos. Mas a gente vê que mesmo assim, a Fundação conseguiu fazer coisas importantes, que realmente oferecem à sociedade o nível de qualidade que ela necessita e que ela merece”, parabenizou.

“Muita gente contribuiu para essa construção, mas agora nós estamos vivendo um novo momento, que exige esse tipo de modernização para sobreviver. Temos a certeza que os esforços de todos que fazem a Aperipê são muito grandes para chegarmos até aqui, e entendemos que esses resultados levam ela a um padrão de qualidade que nos dá orgulho de apresentar à sociedade sergipana”, acrescentou o secretário.
Lançamentos – De acordo com o diretor presidente, Givaldo Ricardo, a Aperipê está prestes a completar 80 anos e, também por isso, a renovação do conteúdo e da forma de apresentar era necessária. Alguns dos produtos já estão em funcionamento, outros entrarão ainda esse ano e outros funcionarão a partir de 2017.
“Como em toda renovação, precisávamos de uma marca diferente que representasse essa passagem. A nova logo busca consolidar a renovação a interação entre as rádios e a televisão e, sobretudo, a interação com o nosso público. Preservamos as três cores, o vermelho significando a televisão, o azul a FM e o verde a AM, e as dispomos em formato de cubo, o que representa o diálogo entre elas”, explicou Givaldo.

“Será lançado também o novo aplicativo destinado aos dispositivos móveis, que dará acesso aos conteúdos produzidos na TV e nas rádios. Além disso, o jornal ‘Conexão Aperipê’ mudará de nome para ‘Jornal da Aperipê’ e deverá estrear em 2017, com nova uma abertura, que chama para as mudanças na interação e na relação com o nosso público e com as novas tecnologias”, continuou.
Segundo Givaldo Ricardo, para acompanhar toda essa inovação, a equipe da Aperipê resolveu modificar totalmente o site que já existia, e que pode ser acessado através dos endereços ‘aperipe.com.br’ e ‘aperipe.se.gov.br’. “Nele, os telespectadores e ouvintes podem deixar sugestões, fazer críticas, acompanhar a programação ao vivo, tudo com muito mais interatividade e com toda programação à disposição. Quando o mudamos, queríamos que ele fosse completamente integrado com o jornal, para que todos pudessem assisti-lo a qualquer hora. E quanto a programação, a filiação que fizemos esse ano com a TV Cultura trará novos conteúdos à TV Aperipê, melhorando a qualidade das nossas exibições. Essa parceria, juntamente com a que já temos com a TV Brasil, fará com que a Fundação tenha ainda mais potencial no sentido de informar e educar nossa sociedade, o que é de extrema importância para todos nós que fazemos parte da Fundação”, complementou o diretor presidente.
Reconhecimento – Para o presidente do Sindicato dos Radialistas, Fernando Cabral, o momento é de grande comemoração pelo que a Fundap representa para Sergipe. “A Aperipê é o veículo que mais traduz o incentivo e a divulgação dos artistas sergipanos, desde a sua concepção. Eu já fazia parte da equipe da Fundação quando a TV foi criada, em 1985, e pude presenciar e participar desse instrumento de cidadania, que sempre fortaleceu a cultura e a comunicação do estado, o que, para mim, é uma alegria muito grande”, revelou.
Tradução sentida na pele pelo cantor, compositor, músico, ator e produtor, Tonho Baixinho. “Fico contente pela Aperipê ter crescido enormemente e de participar há muitos anos dessa grande evolução, pois ela é a que mais incentiva a nossa cultura e todos nós, artistas da terra, temos nela um espaço maravilhoso para a divulgação dos nossos trabalhos”, confirmou.
Histórico – A história da Aperipê começou no ano de 1939 com criação da rádio sergipana. Em 1972, foi instituída a Fundação Aperipê de Sergipe – Fundap. No ano de 1985, foi criada a emissora de TV e, dez anos depois, a rádio ‘FM 104,9’. Em 2008 acontece a filiação com a TV Brasil; em 2014 a TV passa a possuir transmissão digital e, este ano, a emissora filia-se à TV Cultura. Em 2017, a televisão deve completar o processo de mudança para a emissão de conteúdo totalmente em HD.
*Agência Sergipe de Notícias, com informações da Ascom/SergipeTec